Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Tuesday, November 15, 2005

Let’s drink a Clight?!

Pessoas, mais uma vez peço sua torcida/reza/o que seja! Já que passei pra segunda fase do vestibular descrito no post anterior, nessa quinta feira volto pra Curitiba para a segunda fase (acontece entre as 19 e as 23 horas... estranho, não concorda?)! Solamente cinema, em dez questões discursivas, e duas redações sobre filmes pedidos no manual (“Ran” do Akira Kurosawa; “Dogville” do Lars von Trier; “Cidade dos Sonhos”, ou melhor, “Mulholland Drive” do David Lynch; os nacionais “Contra Todos”, “Bicho de Sete Cabeças” e “Redentor”). Não se pode dizer se é difícil ou fácil (no caso da redação, difícil, pois, além de me parecer meio subjetivo, o que pode acarretar em desentendimento, há apenas 20 linhas e pouco tempo), tem-se que ter sorte de já ter topado com o conhecimento requisitado. Bão, mas vamos ver no que dá...
E tem a Unicamp domingo ainda! Aiaiai, tô moidaço...

Desculpe, não posso me conter, vai aqui pela terceira vez o mesmo Leminsky:

FRASE – Paulo Leminsky
Inveja é pecado
e papai do céu castiga
na próxima encarnação
você vai viver em Curitiba.

***

Em primeira mão (na verdade, quatro primeiras mãos: as destras de Iuri, Maria Clara e a minha, mais a canhota aniversariante da Djow!), uma super composição, a primeira de uma série que abalará o mundo musical neo-jazzistico-rock-progressivo-construtivista-mpbístico unplugged! De uma inspiração inexplicável (vinda talvez de um full-house no baralho, de uma torta de queijo ou da tromba d’água linda), nasceu essa pérola (na frente e verso de uma folhinha de bloco de notas/recados telefônico)... E, além da letra, ela já tem até melodia! Confiram os originais, que um dia serão vendidos em um leilão da Christie’s por preços astronômicos, bilhões de trilhões de yuans (sim, talvez até lá o império do dólar já tenha caído!)!!!

Pra quem tem instrumento musical em sib (si bemol), toque em compasso quaternário, só colcheias da primeira e segunda oitavas (ascendendo, ->) mais graves: ré, do, lá, sol... ré, do, si bemol, sol... mi, do, ré, fá!!!
Ah, e ainda não ficou claro qual é o sabor do Clight! Alguma sugestão??? Felizmente não é como Gatorade, que saiu em versões do tipo “Amora Selvagem” (obs pessoal: se eles realmente tivessem senso de marketing, lançariam a versão “Mamona Assassina”... se não fosse ingerível, ao menos serviria pra lustrar a mobília).
E, enquanto escaneava isso (e brigava com o scanner, que anda muito metido), me ocorreu mais um verso que pode ser acrescentado caso os outros concordem: “... To drink a Clight / With rocks inside!”. Que acham??? É que gelo na bebida dá um toque James Bond!!!

***
Não é de hoje que me interesso pela fotografia, mas não faz muito tempo que me toquei que existem muitas técnicas, movimentos e situações interessantes de se conhecer na história da fotografia (assim como já venho tentando me auto-instruir nas demais artes: pintura, música, cinema, arquitetura...). E nessas descobri o britânico Don McCulling (não na net nem em livros, mas num documentário achado por acaso na TV, numa noite de sábado ou sexta no mês passado).
Repórter fotográfico, ele cobriu algumas guerras na Ásia e Africa e também fez algum trabalho no próprio país natal. Não vou tentar descrever aqui a entrevista integral do homem, que deixou bem claro com sua vivência (de ter que se esconder em meio a cadáveres, em só poder continuar clicando enquanto via vietnamitas com fotos de filhos no bolso sendo baleados por americanos, em clicar africanas na faixa dos 20 anos e na faixa dos 20 kilos amamentando bebê) , mais um homem sábio falando que essa maldita mania de resolver arranca-rabos de norte-americano paranóico (pleonasmático isso, né?) é uma das permissas mais nocivas já concebidas... são imagens fortíssimas que, com certeza, ele se lembrará a todo momento até o final da vida.
Pesquisem sobre ele (viva o Google) porque vale a pena...
Aqui, uma das imagens mais famosas do homem (que falava de uma maneira que, curiosamente, me reconfortou enquanto me prendia), porém não trata da guerra. Essa é da década de 60 (se bem me lembro), quando o jornal para o qual ele trabalhava queria fazer algo sobre os moradores de rua londrinos (naquela época já não eram poucos os marginalizados dentor do primeiro mundo) ou algo do tipo, e ele passou alguns dias morando com os mendigos. Descreveu um pouco a situação e citou que muitos estavam abandonados e naquele estado por portarem deficiência mental, caso do homem dessa foto (que sequer conversava).

Pode ser forte, dolorida, assustadora, uma condiçaõ profundamente penalizante... Mas tem uma beleza e uma intensidade inexplicável (olhem para os olhos, para as sobrancelhas, para a testa franzida e para as bochechas!)! Eu me nego a chamar isso de repulsivo; seja pelo lado emocional (como vivente, cidadão, SER que sente) ou mesmo pelo artístico (como imagem), é maravilhoso!!!
E, novamente puxando o artístico: quantas pessoas no mundo tem a capacidade de extrarir tanto de um homem em frangalhos com uma simples câmera da mão? Don McCulling é mais que um artista, mais que um profissional física e emocionalmente corajoso, uma barreira humana... ele é um gênio, tem um talento louvável!

***
Desculpe mas, mais uma vez: torçam por mim! :-D
Vamos ver o que acontece!!!

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

OI, adorei você ter colocado nossa inspiradíssima composição, tenho certeza de que amanhã todos estarão cantarolando nas ruas, talvez o plantão da Globo use os acordes iniciais na sua chamada, talvez os utilizem para acordar astronautas na Estação Espacial, enfim, um mundo de glória à nossa frente!
Ah, esse McCulling é fantástico, ele realmente tira leite de pedra, faz imagens belíssimas. E, se não me engano muito, ele tem um problema sério de aprendizagem,um tipo de dislexia não é? Quer dizer, é pura sensibilidade, mesmo.
Grande torcida por você, sorte!

Tuesday, November 15, 2005 8:24:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Hahahahha muito boa a composição!!!
E boa sorteeeeeeeeee!!!!! Vai dar td certoooooo!!!!!
A.. a foto é muito linda mesmo.. apesar de meio forte né...

Sem inspiração...

Bjinhuuusss

Thursday, November 17, 2005 10:13:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Xii..gustavo pode esperar que esses horários de vestiba não são as únicas coisas estranhas desse estado..qdo vc vier morar aqui verá...
c sabe neh...BOA SORTE!

Thursday, November 17, 2005 6:27:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Xii..gustavo pode esperar que esses horários de vestiba não são as únicas coisas estranhas desse estado..qdo vc vier morar aqui verá...
c sabe neh...BOA SORTE!

Thursday, November 17, 2005 6:28:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Gustavo!!
Você deve estar fazendo sua prova agora, e eu to dando o maior apoio moral daqui!!
Foi muito legal ai na sua casa, viu! Nossa música vai virar sucesso nas rádios...já estou prevendo a gente no Faustão(não que eu goste dele!!!Longe de mim!!).
Ahh...Que coincidência!!Eu vi esse documentario do McCulling na TV!Mas eu dormi antes de acabar...mesmo assim deu pra ver que ele é muito bom!!Assim como a história por trás de cada fotografia...emocionante.
Bom, repetindo palavras do Iuri "Grande torcida, sorte!!"

Thursday, November 17, 2005 8:41:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

OLá !td Bom Gustavo!?
Mtu boa a nossa música hein! De uam qualidade musical incomparável......heheh
Mas intão.. como disse torci bastante pra vc passar lá em Curitiba... espero q tenha dado certu .. vc mais ainda né!
E vou torcer por vcs di novu na Unicamp hein! pensamento positivo.. vou dar uma olhadinha de elétrica amanhã como disse.. ehhe palavra é palavra! boa sorte então! Ah .. como eu já imaginava ..cheguei em casa e lembrei o nome do jogo "parecido" com sinuca .. é o bilhar!! sabia q começava com "B"...segundo pesquisas aqui..( fiquei curiosa pra saber a diferença né..)Bilhar é o nome genérico que a gente dá para vários jogos de mesa que utilizam tacos e bolas. A sinuca é justamente um desses jogos de mesa.
Uma explicação meio ... sei lá né...mas tô com preguiça de procurar uam melhor ! Bom é issu! té mais intaum! bjus!

Saturday, November 19, 2005 11:02:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adorei a letra! hahahaha

Sunday, November 20, 2005 5:50:00 PM  

Post a Comment

<< Home