Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Sunday, August 14, 2005

Fly me to the moon...

Kumbayah, pessoas, kumbayah! Aqui, um post dominical!
***
Link-propaganda da vez: Franklin Gallani. Nada conheço dele, mas gostei do que escreve em seu blog e ele tem feito comentários interessantes aqui!
http://acordajoao.blogspot.com/
***
Filme recomendado: Abril Despedaçado (Brasil, 2001, Dir.Walter Salles). Sim, já era hora de um nacional aqui! Como 90% dos longas brasileiros que chegam até as locadoras, tem como tema a pobreza. Porém, esse sim é superior (e eu costumo me chatear com esse exagero), superior inclusive ao “Central do Brasil” (com o qual eu me enfezei um pouco na época que assisti, mas depois baixei um pouco a guarda); um filme de qualidade!
A história se passa na década de 10, no sertão nordestino, onde duas famílias rivais brigam por terra há gerações e mal esperam o sangue do ente morto amarelar na camisa no varal (interessante isso, não conhecia... eles colocam a camisa do assassinado no varal e, quando o sangue amarela, podem pedir o sangue da vingança) para atirar no matador do clã rival. O Rodrigo Santoro (que a mulherada adora... já eu só poso dizer que é um bom ator, hehehe!) vive o irmão do meio de uma dessas famílias, fabricantes de rapadura, que vingou a morte do irmão mais velho e tem poucos dias antes do confronto com o vingador da família rival, os Ferreira. O irmão menor (por sinal, o moleque detona na atuação!), que nem nome tem até a metade do filme, é um sonhador imaginativo; o pai, um homem já calejado insensível e duro graças à batalha dos clãs; há também a mãe. Lá pelas tantas, os dois irmãos acabam sendo topados por um circo mambembe, formado por Salustiano e Clara, que acabam por trazer alguma magia e quebra da rotina árida e sangrenta amedrontada do cotidiano. É quando... bem, assistam, já falei muito sobre! Tem muito alem disso!
A fotografia em um semi-sépia tem boa beleza, a montagem é inteligente, as atuações convencem! O filme tem um elemento de constância, meio que o ponto onde gira, um balanço... achei o recurso (alegórico e metafórico, é claro... é bem clara a sugestão de libertação, céu, partida, esquecimento dos problema, “vôo” ) muito bem usado também! Taí, vale a pena! Obs: É adaptação de um livro. E a alta crítica internacional amou, alguns até classificaram como uma poesia na tela ( já o tupiniquim Rubens Ewald disse que não acrescentava nada à carreira do Walter... humpf!)!

Diálogo (mais ou menos) transcrito:
(Clara) - Ô Salustiano, vem aqui...
(Salustiano) – Olha aí, se não é o menino sem nome! Onde já se viu, menino sem nome...
(Menino) – Melhor não ter nome do que chamar Salustiano!
(*Risos*)
***
Música da vez: “Fly me to the moon”! Andei ouvindo-a muito esses dias, adoro! Apesar de ser um profundo adorador da Diana Krall (junto à Norah Jones, maior vocal jazz suave da atualidade), que fez a grande gravação mais recente, recomendo também a versão do Tom Jobim com o Frank Sinatra (que voz, que vozes!) no disco “Duets II” desse último (tá aqui na estante)... com direito até a uma introdução em bossa-nova! Muito, muito, muito bom!
Comentário pessoal sobre a Diana: linda e talentosa!!! Quero uma dessas pra tocar piano pra mim! Elvis Costello, seu sortudo de uma figa!

Fly Me To The Moon

Fly me to the moon
Let me play amoung the stars
Let me see what spring is like
On jupiter and mars
In other words, hold my hand
In other words, baby kiss me

Fill my heart with song and
Let me sing for ever more
You are all I long for
All I worship and adore

In other words, please be true
In other words,
I love you

Fill my heart with song and
Let me sing for ever more
You are all I long for
All I worship and adore

In other words, please be true
In other words
In other wordsss,
I love you
***
Inconformismo da rodada atual: tô vendo que ainda não é nesse ano que eu tiro carta de motorista! Eu amo automóveis, modernos e antigos (salve os DKWs, as Pumas, os Dardo, os Fiat, os Skoda, os Austin... e o DMC, claro!), e me jurei a vida toda que no dia em que fizesse 18 anos estaria na porta da auto-escola, com um sorrisão no rosto! Pois bem, falta pouco mais de um mês para esse dia, mas... oh, decepção! Eu não posso me dar ao luxo de perder quase um mês todo de tardes em testes teóricos, 15 horas de aula... eu tenho as provas, os plantões da escola, coisas pra fazer. Se for fazer tudo picado ou só aos sábados (que as vezes também são ocupados pela escola), isso vai se arrastar por meses e não vai ter o mesmo efeito! Tô vendo que só vou poder arriar a capota, colocar o “Riding with the king” de Clapton&B.B. no Cd Player e sair na estrada no ano que vem... droga, droga, droga, droga, droga!
Putz, se fosse só fazer o teste e pronto... resolveria! Dirigir não é tão difícil, 15 horas obrigatórias com o tiozinho da auto-escola me parece excessivo!
Além do que, ainda vou gastar uma graninha bem legal em vestibulares (ainda mais se eu for mesmo prestar em outro estado) e uma carteira de motorista A e B (moto e carro... sim, moto, vai que um dia eu precise me virar meio rápido e não compro uma scooterzinha?! É divertido, econômico e prático!) sai por umas 600 pratas (um amigo andou pesquisando, é meio que tabelado entre as escolas... maior cartel!)! Abuso!


***
Ontem fui a uma feira de profissões em Sampa, a convite do Iuri... muuuito interessante! Ainda mais se regada a conversas sobre existencialismo, teologia, o fato de o amor ser algo cultural (discordo em gigante parte... se me convencerem de que é só isso, eu me suicido agora mesmo! Não valeria a pena sem poder amar sabendo que é algo superior, além de um instinto e uma força social...), vida profissional, cidades pequenas e metrópoles e até mesmo intercâmbio!!! Preciso fazer isso com mais freqüência, faz uma falta!!!
***
Finale! Boa semana pra todos, que eu vou tentar correr atrás da minha (por que não chegamos logo ao fim dos vestibulares, hein?!)! Obrgado pela audiência, por favor comente pra mim saber que passou por aqui!
Ciao! Vão pela sombra!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oii Gu...adoro o blog, seus textos e comentários,como ja te disse!!
Mesmo com a pressão dos vestibulares e todo o "auê" que fazem em cima disso,não pare de postar hein!?
beijãoo

Sunday, August 14, 2005 4:37:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Dica de filme anotada e estou baixando a música agora! =D
E sabe que lendo teu post de hoje eu tive uma luz? Tá aí: estou quase com 19, reclamando pela falta de algo novo para fazer... E nem lembrei da bendita carteira de motorista! Tá aí, tá aí! Talvez sair pela cidade derrubando uns postes funcione como uma terapia pra mim! rs!
Beijão!!!

Sunday, August 14, 2005 8:45:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado por me lembrar da Diana!!
já há algum tempo q baxei o show dela em paris, mas preciso arrajar tempo para edita-lo e colocar num cd, são mais de 2 hrs, num dá pra grava de uma vez!! realmente ela é o maximo!! e o Paulinho da Costa da um toque mto especial nas musicas!! q dizer, a pecussão é o toque especial de qq musica né (será q uma baterista falaria diferente?)
efim, obrigada, proximo tempo lvre vai setr gato fazendo esse cd, q qndo sair eu te dou uma copia!
O forum foi realmente bacana hein!! e o melhor fi q conseguimos ir no curso de todos né!! eu adorei, realmente útil!!
mas vou terr q dizer isso...o amor é cultural, um valor imposto, mas isso não quer dizer q ele não exista viu....

Obrigado pelo coment no meu flog, espero q realmete tenha gostado do GRAM, e obrigada por me escutar, ngm me leva a serio qndo falo dessas bandas novas!!

bjão, vamos combinar de sair mais vezes viu, adoro conversar com vc!

Sunday, August 14, 2005 9:22:00 PM  
Blogger Franklyn Gallani said...

Rapaz, obrigado pela honrosa menção do Acorda, João! por aqui. Fico lisonjeado. Saiba que a recíproca é a mesma (não é à toa que te linkei por lá).
Quanto ao "Abril Despedaçado", só posso ratificar sua crítica. O filme realmente é muito bom, e também é verdade que supera (e muito, na minha modesta opinião) ao "Central do Brasil". Um abraço. E boa sorte com a "habilitação".

Monday, August 15, 2005 3:33:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

OLÁ, foi mesmo legal o fórum de profissões, não? Espero que todos tenham sido ajudados na tomada de decisões. Quanto ao amor, caro amigo, não tem jeito... ele não é instintivo, natural, animal ou seja lá como podemos chamá-lo. E não me venha com os seus "argumentos" espirituais, aí é apelação! Concordo com a Marília, não é porque o amor é cultural que ele não existe ou que tenha menos beleza! Eu não entendi a sua idéia de que para algo ser belo e sublime ele tem que ser "superior" (no sentido espiritual), tudo o que é bom e ruim é humano, demasiado humano.

Monday, August 15, 2005 5:19:00 PM  
Blogger Ronzi Zacchi said...

O Franklin realmente é foda escrevendo, já disse que ele deveria compilar os textos.

Agora, abriul despedaçado é um filme ótimo, mas gosto mais de Rodrigo Santo em bicho de 7 cabeças. Mas isso é minha opinião pessoal que não vale um vintém...

Tuesday, August 16, 2005 3:10:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oiiii Fatori!!
Fico muito feliz por saber que está voltando a postar hehe, adoro seus post, embora não pude aproveitar muito deles nas outras publicações mais antigas (nossa! falei bunito agora hein? hehe). Mas enfim, poxa amigo, não fique triste que não será esse ano que você vai poder arriar as rodas", como você mesmo disse, afinal, temos um longo e difícil sacrifícil, mais conhecido como vestibular, e aí as coisas realmente pesam, mas acredite, vale a pena o sacrifício, ou pelo menos tente fazer valer! =D
Pensando por um outro lado, a gente vai tirar carta quase juntos (hahaha, imagine eu dirigindo...melhor, nem imagine).
Bom, vim só te fazer uma visitinha e acabei soltando inúmeras besteiras, espero que não se importe, e se importar não vai adiantar que eu vou vir aqui sempre mesmo sapecar...ehhe
Um grande beijo Fattori, lembre-se que te adoro muiiiiitoo, super amigão e grande MESTRE!! hahahahahhahahaahah
Um super hiper mega power, bijinho!

Wednesday, August 17, 2005 3:50:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ps: meu "sacrifício" saiu com L, por favos desconsidere..lembrando que o O e o L estão muitos proximos heheh, Beijosss

Wednesday, August 17, 2005 3:55:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

acho q a qualidade dos filmes nacionais melhoraram em 100%, abril despedaçado está no meio dos vários filmes brasileiros que merecem ser assistidos...desejo-te sorte com a habilitação e mais ainda com vestibular...beijos carinhosos...

Wednesday, August 17, 2005 6:37:00 PM  

Post a Comment

<< Home