Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Wednesday, November 02, 2005

Minhas patetices habituais, um conselho urbano, Curitatibanoenseísmo e mais versos...

{Era pra ter sido publicado ontem a noite, mas o sono me venceu...)

Já fumo (que fique claro que um regionalismo não muda minha posição radical de anti-tabagista!) e já vortemo de Curitiba!

Do vestibular, que falar? Não tenho comparativo, então não sei dizer se fui bem o suficiente... Saiu hoje um gabarito provisório e fiz 25/35, imaginava ter ido melhor...
Errei algo de inglês mas estava legal (ao invés de textos comuns, eles colocam Aristóteles e Rousseau!; tinha umas particularidades e era mais difícil que o anterior), literatura acho que +- OK também, gramática não tão bem quanto queria (umas regras de colocação pronominal, em grande parte) e na parte de cinema perdi uns pontinhos, mas uns 70% deu pra garantir. Na redação não botei fé: além de um tema babaca (festividade do XV de novembro; por sinal, nome da rua do hotel, hahaha), eles só dão 20 linhas (eu sou um prolixo compulsivo, fato que nem deu pra perceber aqui no blog, incompetente na síntese, treinado pra fazer dissertações de mais de 40; demorei mais pra resumir do que pra escrever meu enorme rascunho!) e só tinha das 13 as 14:30 para tal... acho que deviam dar todas as folhas de uma vez (questões e redação) e deixar que o aluno administre o tempo, droga!
Dia 10 sai a lista dos convocados para o segundo dia, 17/11. E, caso vá fazer esse, a lista final sai dia 02/12! Adorei isso, são rápidos! Por favor, torçam por mim, nunca quis tanto passar nisso (e, além do mais, hoje me sai que na Fuvest são 44 c/v; vamos rir e chorar juntos, pessoas? Hahahabuabuabuááá...).

Quanto à cidade: magnífica, maravilhosa, linda, única! No centro, árvores e floreiras bem cuidadas, quase nenhum odioso outdoor (e pensar que pensei em fazer publicidade... percebi que isso me dá pânico), muitos lixos (sendo usados!!!), prédios bonitos, o teatro Guaíra, a catedral, o transporte brilhante, o meu tipo de clima favorito (frio-e-chuva-londrinos; ideal pra se entupir de chá, livros e filmes, overdose Gustavística). E isso porque nem cheguei a conhecer os parques! Sabe, achei que eu jamais me sentiria bem no centro de uma metrópole, mas acho que isso é trauma de conhecer a maldita Sampa (desculpem-me os fãs, tem vantagens mas não é tudo aquilo): lá, em plena XV de novembro, centrão, eu estava na maior paz, feliz e sorridente, admirando aquilo quase do jeito que olho uma orquídea na varanda! Fui um momento de iluminação!
Claro que tem as pichações, favelas, tudo o mais que em ItatibaCity é mais raro... mas é tolerável, sente-se bem lá! E sei que não é só o centro porque o bairro onde foi a prova, Bacacheri, também era lindo. E vários outros lugares por onde passei...
Não senti a dita frieza do povo, pelo contrário... foram muito bacanas! E o taxista, um careca magro, se chamava “Ondamar”! Juro! {Viagem vestibulandística: Seria ele um equinoderma?}.

E, como se não bastasse a cidade incrível e a prova para o curso dos sonhos (tá OK, prova é chato mas a gente é subalterno do sistema, faz parte...), ainda deu pra rever a figura única que é a inadjetivável (sob o risco de eufemizar) amiga Liv que, além da companhia e conversa agradabilíssimas, ajudou os forasteiros a se acharem um pouco!

Não queria repetir, mas esse do Leminsky vai ter que ser republicado!


FRASE – Paulo Leminsky
Inveja é pecado
e papai do céu castiga
na próxima encarnação
você vai viver em Curitiba.

***

Era para ter contado essa já no outro post, mas ficou de fora.

Estava eu, como de costume, caminhado até a escola para folhear uns livros das matérias malditas no período da tarde. Sexta feira anterior às provas finais, um calor canino; eu com minhas sandálias e mais de meia dúzia de livros de física e química socados carinhosamente dentro do meu fichário de couro com zíper quebrado embaixo do braço.
Ao passar em frente a um salão grande, uma choperia da região da faculdade que fechou faz pouco tempo, reparo que há um mendigo semi-deitado na porta, onde havia generosa sombra. A princípio a imaginei ser um dos reggae-hippies ambulantes que vendem brincos e colares na região, mas chegando mais perto vi que era um mendigo mesmo (aliás, a população de sem-tetos que aparece por aqui vem crescendo bastante).
Enquanto passava, olhei para seu lado. O homem (na casa dos 50 anos; barba, cabelo, roupa e “bagagem” meio sujos) abre bem a boca sem dentes e me fala:
“É, tem que matar um pra os otro ficá esperto...Hahaha” e riu! Em resposta ao sorriso sincero que dei como reação, ele ergueu o polegar (como Churchill). Continuei o meu caminho, atravessei o cruzamento e, após uns 10 metros, me virei novamente. O andante rearmou o mesmo sorriso desdentado e novamente levantou o polegar. Respondi com outro sorriso e fiz o mesmo sinal de "jóia" pra ele com o dedo.

Não vou dar aqui minhas interpretações para a frase! Só digo que, pensando bem, ele tá é mais do que certo!!!

***

Ainda friamente atento à frase do mendigo, lembrei-me e cito aqui que estou muito possesso de raiva porque percebi que alguma alma gentil fez uma boa meia dúzia de riscos não muito superficiais na porta traseira do carro da minha mãe... Sabe, a cor é verde escuro, quase não dá pra se ver quando tem riscos; e, afinal, o carro já está conosco há quase 3 meses, ou seja, o almofadinha pressupôs que isso era muito tempo e que a gente não queria mais ver aquela droga inteira. Já tô quase deixando marretas e canivetes sobre o capô pra ver se alguém passando na rua não resolve quebrar os vidros e rasgar os bancos.
Sem ironia barata e fraca: como alguém pode ser feliz fazendo isso? Não, eu sei que existe muita gente que o é (eu mesmo conheço um punhado), mas... isso dá prazer? É um hobby? Faz bem? Altera o fluxo da liberação de serotonina? Dá pontos em alguma promoção?
Desisto, peguem a toalha... game over!
OBS: Alguém se lembra do significado mitológico dessa imagem aqui em cima... saudades da minha infância vendo propagandas do (011)1406!

***
Hum, não não, esse post está tomando rumos revoltados e depressivos, vamos domá-lo! E estranho ele ter ido para esse lado, pois hoje acordei puxando pro lado sentimental!

***
Bem, finalizando com música então! Eu ouvi-a pela primeira vez na segunda-feira (thank you so much, Liv!) e a coisa ficou compulsiva! Sabe quando do CD todo, você fica voltando e voltando para a mesma faixa? É o caso!
Que acham dessa faixa da Diana?

Narrow Daylight
Diana Krall


Narrow daylight entered my room
Shining hours were brief
Winter is over
Summer is near
Are we stronger than we believe?

I walked through halls of reputation
Among the infamous too
As the camera clings to the common thread
Beyond all vanity
Into a gaze to shoot you through

Is the kindness we count upon
Hidden in everyone?

I stepped out in a sunlit grove
Although deep down
I wished it would rain
Washing away all the sadness and tears
That will never fall so heavily again

Is the kindness we count upon
Is hidden in everyone

I stood there in the salt spray air
Felt wind sweeping over my face
I ran up through the rocks to the old
Wooden cross
It's a place where I can find some peace

Narrow daylight entered my room
Shining hours were brief
Winter is over
Summer is near
Are we stronger than we believe?

P.S.: Dei uma olhada por cima e vi que isso está com os erros habituais que costumo corrigir no final... desculpe, tô sem paciência pra arrumar, vai relaxado mesmo essa vez!

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

OLÁ, que ótimo que gostou de Curitiba, deve ser realmente linda. Trate de ir pensando pra qual faculdade você vai querer ir, tenho certeza de que você vai poder optar entre São Paulo, Campinas, São Carlos e Curitiba. Oh, dúvida cruel! Não se assuste com o número de candidatos por vaga: quantidade sem qualidade.
E aquela figura vestida de mendigo?! É praticamente um oráculo! Do que será que falava? Das rampas anti-mendigo? Dos Dirceus? Bushs? Da própria classe operária? Mensagens veladas...

Wednesday, November 02, 2005 6:07:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Gustavo!

O Iuri está certo, quantidade sem qualidade! Curitiba te espera, pois ainda tem muitas coisas para você conhecer!

Curitiba é mesmo assim, às vezes você distrai o pensamento e se vê noutro lugar, longe da vida moderna, que está à duas esquinas...

Fiquei imaginando se teria visto meu comentário do post anterior... enfim...

Estou torcendo por ti para a nova fase!

Abraço!

Thursday, November 03, 2005 12:45:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olha...eu desisto de comentar em blogs...eu não sei o que dizer, porque dizer, quando dizer, onde dizer, se dizer etc. Mas eu tento comentar pelo jovem futuro diretor famoso de cinema. Bom...eu e o povão aqui estamos todos torcendo por você nesses vestibulares e outras coisas criadas pelo proprio demonio em uma de suas tentativas frustradas de dominar o mundo e continuamos a dizer frases sem sentido pra você disfarçados de mendigo...é isso e adeuZZ (eu disse que não sei comentar em blogs..)

Thursday, November 03, 2005 8:07:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ai, só de olhar pra foto da UFPR me bate um arrependimento por não ter ido estudar lá... mas tudo bem, crise passageira! Quem quer estudar, estuda e se esforça em qualquer lugar! =D E tu vais passar em todos os vestibas, sim! Mas, convenhamos, 44 c/v ninguém merece, né? =/

E olha, Gus... Me espanta ver o quanto eu sou paranóica... Lendo a tua história sobre o mendigo eu logo pensei que, se fosse comigo, eu teria achado que aquilo foi uma indireta do tipo: "Corre que quem vai morrer é você, metida a besta!" Bom, já é algo a ser explorado junto ao meu futuro psicanalista!

Beijão e boa sorte nos vestibas! =)

Friday, November 04, 2005 10:01:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Iiiii eu to loka pra ir pra Curitiba.. uma super amiga mora la..
Gustavo relaxa, vai dar td certo e vc deve ser muuuuiiittooo inteligente.Como o Iuri ta dizendo vc vai poder escolher onde quer fazer!!!
Nossa nem fale, minha mãe fika loka qdo riscam o carro dela.. pq fazer isso né.. Falta do que fazer..
Sem inspiração..
Bjinhussss

Tuesday, November 08, 2005 6:30:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Estou atrasada no comentário, mas pelo menos o li já com a boa notícia!!
PARABÉNS!! venceu a 1 etapa e pelo jeito a segunda fawe, mesmo q difícil, é a sua área!
Eu sei q é fácil ter erteza pelos outros, mas realmente acho q vc consegue!!
Pode contar com o envio de energia positiva! deu para sentr algo na 1 fase? eu lembrei de vc na hora da prova e me concentrei bastante!

vou parar de baboseira....
bjuss
e muita calma!!

Sunday, November 13, 2005 7:19:00 PM  

Post a Comment

<< Home