Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Thursday, December 21, 2006

A missa, a tipografia, filme da Disney e os mini-atores-pobrema!

Há dois posts atrás, rememorava episódios interessantes da infância e deixei um fato no ar.

Não propostitalmente, mas eu realmente havia esquecido e, quando já havia redigido o outro, o filho da mãe me volta! Bom, ao menos, após todos esse meses, ele não me escapou mais. Não é um fato concreto, mas uma situação que até hoje me intriga.
Há pouco tempo estudei um pouco de tipografia, mas não me lembro do nome técnico da coisa, então descrevo: sabe quando a primeira letra do primeiro parágrafo de um texto fica em caixa extra-alta, de modo que seu tamanho grande, em relação ao texto padrão, não escoa para cima, mas sim invade as linhas de baixo, de modo que essas se alinham baseadas em seu corpo, como se a letra fosse o início de todas as linhas, não só da primeira? Bom, devem ter tido uma noção, senão caçem no Google qualquer imagem de página de Bíblia em edição secular...
Então, nos folhetos de missa usualmente encontrados nas Igrejas daqui, o "Oremos" era (aliás, é!) grafado desse modo, o O grandão e o resto do lado. O pequeno eu ia à missa e me intrigava com aquilo. Sabe como é cabeça de criança nesse tipo de lugar, ainda mais eu, que sempre tive problemas de concentração (o que também me afetou no colegial, quando estudava química... OK, gracinha dispensável, scuzi!)...
Acredita que, lendo isso, me vinha à mente "o Remos"?!!!! Não, não eram remos de barco, era aquele velho senhor negro, empregado de uma fazenda no sul dos EUA, que contava para o pequeno Johnny as histórias do Irmão Coelho (na verdade, reciclagem do Coelho Oswaldo, primeiro personagem do Walt Disney!) e do Irmão Raposo! O filme é "A Canção do Sul", produzido pela Disney em 1946. Sim, o Tio Remus (que não era 'tio' p**** nenhuma, naquela sociedade 'sul-norteamericana' suja inconformada no pós-escravismo, mercenários desumanos... mas a Disney faz ficar bonitinho!)!!!
Para quem não se lembra muito bem, passava sempre na Sessão da Tarde! Eu lembro que até gravei uma vez (coisa que quase nunca fazia), mas não tenho mais... Tinha uma musica adorável: "Zip-a-díi-duh dá, Zip-a-di hey... Mr. Blue Bird is on my shoulder...wonderful feeling, feeling this way... dumdumdum pumpumpumpum", uma delícia! Devo ter alguma coisa com músicas de pássaros, sempre tem mais de uma entre as minhas favoritas: tem os pássaros azuis de "Over the rainbow", "Blackbird" dos Beatles... ahahaha, e "Voa Condor", do Oswaldo Montenegro, o Menestrel de Brasília, como dizia o Thales (Selton Mello, claro!) de "Os Aspones"!!!

http://www.imdb.com/title/tt0038969/

Pena, o garoto cresceu e se tornou um ex-ator-mirim-viciado. Talvez um dos primeiros, o avô de MacCaulay 'Kevin McCallister' Culkin ou do garotinho de "O Sexto Sentido" (Haley Joel Osment, né? Bom, mas no caso dele, a culpa deve ser do "A.I."... bleeeargh!)!!
Ahhhh, acabo de achar isso!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=HvPcO7-FzW0&NR

http://www.youtube.com/watch?v=h0ogVlL9SXg

(O texto acima me mostra que eu gasto muito espaço para dizer pouco... não sei se é um grande problema, mas é um fato.)

* * *
Bom, pessoas, sem grandes cerimônias (não é o usual...), Feliz Natal e um 2007 fabuloso para você e para os seus (adoro essa última expressão, hehehe!)!
Sendo democrático, ficam duas visões do Natal, para ter opção de escolha!
Admiro profundamente o autor da segunda, mas a primeira bate mais com a minha! Calil tem razão, Vinícius era um deprimido... bom, por mim, tudo bem! ;)
Para essa, acompanhem a letra!!!
A segunda:
Obrigado!!!
P.S.: Uma das surpresas do ano foi o YouTube!!! Estranho, não?

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Caríssimo Gus!

Obrigado pelo comentário no Made.U! Mas, se verificar que deve ou preciso for, critica mesmo! =)

Poxa, não vi esse filme...
E mais poxa ainda... não consigo ver o YouTube! Isto viciou as pessoas! Até eu estou nele:
http://www.youtube.com/watch?v=D2RotfEufb0
Agora quero tua opinião como cineasta! A Ju e eu agradeceremos pela crítica! =) Vamos reeditar com mais calma, pra corrigir continuidades... mas veja esta "experiência"!

Vou passar fora uns dias, visito o RS!
Grande abraço! Ótimo Natal e virada de ano!

Friday, December 22, 2006 1:58:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

OI, ah, a questão das letras graúdas darem confusão deve ser universal, e nem pra ensinarem isso no catecismo!

Belo poema, adoro uma fossa!

Abraço a todos aí!

Saturday, December 23, 2006 1:21:00 PM  
Blogger Marck Senna said...

Estimado Sr. Fattori

passei para desejar boas festas , mas não pude deixar de reparar a "finesse" do seu blogg.
Vocabulário e arranjo estético de Lorde. Parabéns pelo excelente, e por que não dizer aristocrático, bom gosto.
Manifesto minha inveja positiva (risos), e tentarei alcançar um nível menos panfletário no meu espaço ( Coisas boas se aprendem né? ).
Mais um vez parabéns, e ficam meus votos de Feliz Natal e todo aquele clichêzão que a gente tem que ler mil vezes todo final de ano e fingir que cada um recebido é original... Para ser realmente original eu desejo que você ganhe na sena acumulada, vai pra um palácio tropical na ilhas Fiji e se converta ao islã, tendo 39 esposas, todas gostosudas de várias raças e gostos. E se pegar, manda uma pra cá! rs
abraços

Sunday, December 24, 2006 1:48:00 AM  
Blogger LZ said...

Gus!

Bom... se você não se lembrava o nome técnico do tal recurso em que uma-letra-fica-em-caixa-mais-alta-que-as-outras... aí vai: Versalete.

rs... anos e anos de iniciação científica garantem uma memória indelével (adoro esta palavra... lembra as instruções que passavam no início de cada filme em videocassete da Disney :
"- Esta fita contém uma etiqueta holográfica e indelével..".. rs

ops, voltando ao mundo concreto, Lígia, wake up!

um pouco de digressão é deveras saudável! até mesmo esta digressão sua de dissociar "O-remos"... brilhante! rs... qto a esta que vos fala: eu tenho o costume bizarro de ler todas as palavras ao contrário (é como ritual, que inclui lê-las em voz alta também!! hehe)

pois então... lembro deste filme, caramba! politicamente correto em todos os sentidos! é da época em que se passavam filmes com nomes mais decentes, mais dignos de serem assistidos, que não menosprezavam (tanto) a nossa pseudo-inteligência! :D...

rs... you always make me laugh! ^________^
bacci a te!

Sunday, December 31, 2006 7:28:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

I like it a lot! Very nicely done. Easy to find helpful information. All the best!
- panisetnonsenses.blogspot.com a
07 car civic honda
buy used car
car undefined used
used car bergen
used car oakland
used car greensboro
used car raleigh
used car killeen
used car vallejo
used car tacoma

Tuesday, January 02, 2007 7:48:00 AM  

Post a Comment

<< Home