Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Sunday, July 19, 2009

Guinness (não a cerveja...)
A banca de promoções, pilhas mal ajambradas de edições pequenas e cheias de orelhas. Dá pena a falta de cuidado da livraria com esses livros "menos significantes", que já podem sair por trocados, não interessam mais...
Guias de viagem para países como Mali e Ilhas Fiji, manuais de programação em linguagens inacessíveis e tediosas, auto-ajuda baratos (semi pleonasmo aqui) de desconhecidos, e alguns livros infantis mal impressos e de índole didática duvidosa.
Ainda assim, como amigo dos livros e sovina muito atraído por promoções, tenho que parar e checar. Me atrai uma versão pocket, em papel jornal (Mad Magazine), do World Guinness Book of Records 2008, por míseros R$5,90.
O Guiness Book, versão grande, de 1995, é um dos livros que mais me divertiram na infância. Tinha idéias grandiosas, inemagináveis, debilmente divertidas e improváveis, que me traziam aquele gosto de mundo grande, infinito, com tanta gente diversa e bizarra a se topar, com gosto de aventura e de exoticidade.
Revisitar algo do tipo, além do prazer per se do livro, me carrega de volta essa xeretice de criança que persiste, que nasceu com O Guia dos Curiosos, acredito. É um gosto bom, me apetece degustar com calma...
Vou à fila do caixa, que nunca é muito grande na Fnac D.Pedro, e a moça do caixa me chama. Simpática, passa o livro no "bip" e abre a boca.
- Ah, eu quero um, que barato, olha isso!
- Tem mais uns dois, lá, corre e pega que vale a pena! Se for ruim, o prejuízo é pouco, né?!
- Mas eu não posso sair daqui!
- Tem alguém da loja que pode ir lá e te reservar?
- Não...
- Eu vou lá e pego pra você então. Você quer?
Ela fez uma expressão bastante surpresa.
- Eu seguro o seu aqui então...
Rapidinho, me enfio na loja e volto com o outro, com um pouco mais de orelhas e marcas que o meu. A gente pode se dar ao luxo de escolher, nessas bancas, as vezes!
Ela espichou a cabeça sobre o balcão e me acenou para passar na frente do outro cara na fila.
- Ah, obrigada, obrigada!
- Magina!
- Você lê em inglês, é?
- Tô meio destreinado esses tempos, mas entendo sim. E você?
- Ah, leio sim.
Ela tinha óculos de acrilico arestados, de universitária de humanas, claro que ela lia em inglês. Não me contive, o que me surpreendeu, e tive que jogar a próxima.
- É que agora eu tô estudando francês.
- É?! Eu também! É bonito, né?
- Nossa, muito. Meio difícil, mas com calma...
- Ah, é, a gente vai lendo...
O cara na fila já esperava havia um tempo, notei nesse momento. Ela olhou de baixo, como quem agradece aquela conversinha breve pra variar, em meio a clientes mudos que sacam com destreza o Visa.
Olhei pra ela, um olhar seria-divetido-conversar-mais-depois-quehorasvocêlargaaquiparatomarumcapuccino(porque eu não sou muito de café puro, entende?)- -,- - ,masmeuspais-estãonalojaaolado-tenhoquevoltarpraminhacidade.
Peguei minha sacola e o recibo fiscal. Ponto.
O pocket é menos interessante que o colorido grandão da minha infância, naturalmente. Mas tem suas bizarrices divertidas, que me entretem do mesmo modo, em folheadas rasas.
Espero muito que ela esteja se divertindo também...
P.S.: o maldito blogger não está pulando as linhas, meu texto fica tudo grudado; isso estraga a leitura, isso me irrita!

2 Comments:

Blogger Carol said...

Adorei o Texto!!!!!!
Bjo!

Sunday, July 19, 2009 9:07:00 PM  
Blogger Suzane said...

Gus! Pera lá! Volte a essa loja e entregue um cartão com todos os seus contatos!
Como é que você desperdiça um momento mágico como esse?

Sunday, July 19, 2009 11:29:00 PM  

Post a Comment

<< Home