Panis et Nonsenses... !!!

Divagações, momentos, memórias, delongueadas, poulaineadas, patetices, cinismo, teses de sentido e validade duvidosos, jedaizices, incoerências ambíguas e sem lógica, e supercalifragilistiexpiralidosações em geral! Ou seja, eu... eu acho!!! Constante inconstância exclamativo-interrogativa... acho que isso diz muito e pouco, dependendo da ótica

My Photo
Name:
Location: SP, Brazil

Não creio que esse perfil mereça algum esforço de boa descrição... Não que este daqui mereça, mas: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=995235312369024623

Wednesday, July 13, 2005

Hable com ella

Na tarde de hoje, após passar na biblioteca (livro de vestibular... não que sejam ruins, mas odeio ler algo obrigado e numa época em que nitidamente tenho vontade de ler outro tipo de coisa, mas enfim... sou vítima do sistema; e do Coronel Mostarda no Hall com a Chave Inglesa!), aluguei e assisti o “Fale com ela” (Espanha, 2002), do Pedro Almodóvar.

Gostei muito!!! A maior parte do elenco é muito agradável (eu não disse belo... aliás, reparem nos narizes do casal Marco e Lydia!) e tem até participação da Geraldine Chaplin (sim, ‘fia do hôme’!). O argumento é inteligente, o roteiro é bem desenvolvido e flui bem (não me cansei em parte alguma), a fotografia agrada (tem uma cena campestre que, se não fosse por um táxi no meio, lembraria “Sonhos”, do Kurosawa, no episódio do Van Gogh); mesmo sendo drama (e dos bons), não digo que não tenha algo sutilmente humorístico no meio da panela. Este é o terceiro filme dele que assisto (antes, “Tudo sobre minha mãe” e, recentemente, “Má Educação”); em relação aos outros, é o mais suave (em matéria de perversões, sacanagens, coisas do Almodóvar mesmo... mas ele não deixaria de colocar umas cenas de nudez!), no roteiro e no visual.

Não vou poder contar muito, senão estrago a surpresa de quem está lendo (nem escrevo “surpresa de vocês” porque nem sei se mais de um lerá isso, hahaha), e vou tentar dizer até menos do que a caixinha do DVD. Aliás, antes disso, uma crítica ao DVD: totalmente mal formatado! Sabe quando os títulos são cortados pela borda, falta um pedacinho e você vê que o enquadramento está meio próximo, checando ainda que o zoom do seu aparelho não está ligado? Acho que foi na hora de passar da película pro digital, ou talvez seja da edição brasileira mesmo... E a mala da minha irmã tirou sarro ainda (OK, não é a morte do filme e nem esquento muito com isso, mas de qualquer modo é um erro que julgo como primário...).

Voltando à sinopse: basicamente, o escritor (de guias de viagem!) Marco namora a toureira (!) Lydia (Nota pessoal: que mulher feia!), que sofre um acidente de trabalho e acaba no hospital, em coma. Lá, ele conhece o enfermeiro Benigno Martin, que cuida da também em coma Alicia (Nota pessoal: que mulher bonita! Com cabelo chanel, ela me lembrou a minha muy querida Natalie Portman em ‘Closer’, num lampejo!). Falando assim, pode parecer desinteressante, mas não conto mais que isso... A vida de todos acaba se ligando (levemente no passado, forte no presente e ainda mais com o desenrolar da trama), naturalmente e por fatores diversos, mas de um modo que me agradou muito! Apesar das excentricidades, eu aprecio muito o estilão do Pedro, seja escrevendo ou dirigindo (não que tenha notado algo supra nisso, mas o ritmo é muito bom). Desculpem se não empolguei com a sinopse, mas se eu começar a colocar os maiores detalhes vou me empolgar e contar demais...

A dança é muito presente nesse filme e as coreografias são muito bonitas e bem executadas (palavra de quem não entende coisa alguma disso, mas aprecia). A música sim posso dizer que é boa!

E eu acho que o Almodóvar precisa de umas consultinhas com um psicanalista: durante o filme, chega um ponto em que um personagem assiste a um filme do cinema mudo, onde ocorre a coisa mais ‘almodovérica’ (leia-se, aqui, fálica) da obra. Visão estranha, mas acho que não muito incomum... será que é da infância dele aquilo? Ah, Pedrito...
E, pra finalizar, alerto que tem fortes referências a nosso povo tupiniquim! Aparece atuando o Caetano Veloso, cantando em espanhol em uma espécie de sarau (numa bela locação... e no making off ele fala com o diretor e o Almodóvar até arrisca uma palavra em português), outra música com Elis Regina, um ator cita uma letra de Jobim e escreveu um guia de viagem sobre nosso país! Bom pra nós!
Recomendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aluguem sim!!!
P.S.: Após escrever isso, acabo de ter a brilhante idéia (dããã...) de pesquisar sobre na net e achei dois fatos citáveis: Almodóvar é homossexual assumido e grupos ecologistas acusam-no de ter matado animais nesse filme (a equipe rebateu que não...)! Tourada pode ter o charme da coreografia do toureiro, a tradição e tudo o mais, mas, convenhamos: que coisa mais estúpida!

Em tempo: a chaminé do post anterior já não existe mais... :O(

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Graaande Fattori, falei que ia arrumar um tempinho e ia ler tudo, muito bom seu blog, ótimas ideias e dicas....realmente ler livro de vestibular é dose, sim, pra mim eles são horriveis, nem Machado consigo ler direito...Continue assim!Ate+...

[]'s Luis

Friday, July 15, 2005 10:29:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

OI, não tenho muito o que falar, ainda não assisti a esse filme, mas com base no pouco que eu já vi do Almodóvar, deve ser daquelas histórias ideais pra se assistir ao lado do Freud. A propósito,(mais uma vez!) assista a "Os Sonhadores", você vai precisar de um batalhão de psicanalistas pervertidos...

Saturday, July 16, 2005 4:04:00 PM  
Blogger Guilherme Montana said...

Tourada é o máximo! É verdade, o filme é bom - mesmo com o Caetano Veloso tentando atrapalhar tudo. Gostei da crítica ao filme mesmo assim, vou aparecer por aqui mais vezes.

Sunday, July 17, 2005 5:33:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sinceramente... você não existe!
Só pode ser mera percepção de alguns desavisados como eu...

Muito bom o que você escreve! Já pensou em jornalismo, né?! Acho que esse é o seu caminho!

Pena que não tenho como assistir a filmes neste momento... tenho uma lista crescente dos que quero ver... mas aproveito a falta de um vídeo para pegar em livros... quais você indica?! Aliás, nem todos os de vestibular são massantes... tem alguns que redimem este karma!

Gus, PARABÉNS!!! Grande abraço!!!
P.S.: ...ainda acho que você não diz a verdade sobre a sua idade! Ou você conta os anos diferente de nós (terráqueos)...

Sunday, July 17, 2005 2:20:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ahá! Demorei mas apareci aqui pra te visitar! Menino, teu blog está excelente... Acabei de comentar (chorosamente) com o Rodrigo no msn q queria q meus alunos fossem apenas um pquinho do q tu és... Eu ia ficar tão feliz!
Já vi o filme, e achei bastante bom, mas meus preferidos do Almodóvar ainda são "Carne Trêmula", "Tudo sobre minha mãe" e um outro q não lembro o nome, bem do início da carreira dele, acho q é "Matador", se não me engano...
Agora te confesso q contigo falando assim, até deu vontade de rever "Fale com ela".
Parabéns, Gus... Vou passar sempre por aqui. Bjo grande!

Sunday, July 17, 2005 11:57:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Gus!
Tomei vergonha na cara e vim ver teu blog algum tempinho depois de já ter visto o link!
Tamém adorei esse filme, está na minha lista de favoritos lá no Orkut, inclusive. Só que eu ainda não consigo fazer toda essa leitura que tu fizeste. Sabe como é, iniciante em cultura cinematográfica! rs! Mas quem sabe daqui a uns dias estarei postando algumas resenhas de filme no meu blog também! ;)
Passarei aqui com mais freqüência, adoro ler o que tu escreves, é de uma leveza, porém sempre com conteúdo!
Beijos!!!

Thursday, July 21, 2005 10:41:00 PM  

Post a Comment

<< Home